Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Enquete

Já leu alguma publicação do Frei Antônio Moser
 
joomla template

O que esperar de uma Copa Mundial de futebol?

E-mail Imprimir PDF
Teoricamente tudo ou já está, ou vai ficar pronto em tempo. Sabe-se que há muitos puxadinhos em várias das “arenas”. Sabe-se também que os custos de cada uma delas foi quase sempre o dobro do previsto inicialmente. Mas poderia ser diferente, quanto somos conhecidos como o país das obras inacabadas?

Mas uma vez que não há volta atrás, agora cabe a pergunta: o que, apesar de tudo, se pode esperar de bom? Em tese muita coisa. Todos sabemos que o futebol é um esporte altamente apreciado por grane parte da nossa população. Há cidades onde a disputa de dois pequenos times de segunda divisão provoca uma onda de expectativas, quando não brigas homéricas. Levando agora ao plano de uma copa do mundo, as expectativas serão muito maiores, e o receio de grandes distúrbios também são bem maiores.

O por que da possibilidade de distúrbios é fácil de ser entendido. Primeiro pelo próprio entusiasmo de alguns e pela aversão de outros. Depois porque efetivamente nestes últimos tempos os noticiários andam sempre cheios de cenas de distúrbios. E isso não só em torno do futebol, mas no cotidiano. Segundo levantamentos estatísticos, nosso povo, que até há pouco tempo se dizia muito feliz, agora em uma alta porcentagem se diz descontente. Muitíssimos querem mudanças, embora poucos sabem dizer em que direção e com quem. Traduzindo: o descontentamento bastante geral não tem propriamente um foco único, mas muitos focos diferentes. Uns é por serem contra o governo; outros porque constatam o estado calamitoso em termos de saúde, de transporte, de educação. Outros porque a inflação está meio escondidinha, mas já está em ação.

Diante de tudo isto vem a pergunta: O que podemos fazer? Antes de mais nada devemos torcer para que, embora a copa propicie certos movimentos de reivindicação, estes sejam pacíficos. Em segundo lugar devemos torcer para que não se misturem esporte e política. Em terceiro lugar devemos procurar dar o exemplo de como manifestar eventuais descontentamentos de uma maneira civilizada. Se assim procedermos, estaremos contribuindo para que o Brasil, em vez de apenas contar os já conhecidos prejuízos, possa contar também com alguns benefícios. E sempre sobra a esperança que um esporte que fascina milhões de pessoas possa aproximar as pessoas e os povos. Afinal, ainda que carregue consigo alguns riscos, o esporte também carrega consigo a possibilidade de muitos benefícios.
 

Publicações

Colhendo Flores Entre Espinhos: Ciência e atitudes pessoais garantindo um envelhecimento com qualidade
Diante das novas conquistas tecnológicas e dos progressos científicos relacionados à genética e ao corpo humano, a vida encontra-se, hoje, no centro de importantes discussões sobre o caráter ét...
O enigma da esfinge: A sexualidade
Não existe nada mais constante na história do mundo que a sexualidade. Seja ela através de mitos, histórias ou demonstração das artes, da comunicação e até mesmo da religião. As variadas abo...