Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Enquete

Já leu alguma publicação do Frei Antônio Moser
 
joomla template

Rio+20: Entre as teorias e as práticas

E-mail Imprimir PDF

A Rio + 20 está atraindo a atenção de todos. Trata-se de um megaevento carregado de apreensões e expectativas. A presença de mais de uma centena de chefes de Estado, vindos das mais diversas partes do mundo, fala por si só. Fala das apreensões crescentes com os dramas ecológicos e fala, ao mesmo tempo, da importância decisiva de se passar das teorias às práticas.
Nesses encontros emprega-se um vocabulário específico: efeito estufa, sustentabilidade, política verde, e assim por diante. Entretanto, esse mesmo vocabulário esconde grande diversidade de compreensões, seja na análise dos fatos, seja nas práticas a serem seguidas para reverter o que é reversível e prevenir o que ainda for possível.
No nível das teorias, umas atribuem todos os malefícios à ação humana, mais exatamente aos meios de produção; outras julgam que os dramas hoje vividos, embora não excluam a responsabilidade humana, são cíclicos. Em todos os casos, importaria tomar medidas de reversão e de prevenção. Nisso parece haver certo consenso: algo tem que ser feito, tanto para reparar os estragos já provocados como para prevenir outros maiores.
Para uns seria preciso dar uma freada no desenvolvimento, pois ele não merece o adjetivo sustentável, e a Terra encontra-se em vias de rápido esgotamento. Para outros, ao contrário, para suprir as necessidades básicas de todos e as crescentes demandas por uma vida mais confortável exige-se ainda mais e maiores investimentos produtivos. Para estes a questão seria buscar modos alternativos para garantir a energia necessária na movimentação das máquinas do progresso, mas poluindo o mínimo possível.
Como se percebe, por baixo dos aparentes consensos se escondem concepções diferentes. Umas se voltam inteiramente para a economia, outras julgam que a solução deve ser buscada numa mudança radical da mentalidade. Em vez de incentivar o consumismo, seria necessário incentivar uma certa ascese, no sentido de fugir de necessidades artificialmente criadas, para perseguir somente as que de fato se impõem para que todos possam viver com dignidade. E tem mais: essa mudança de mentalidade aponta muito mais para a compreensão do papel reservado aos seres humanos na Terra e no universo. Eles não se encontram aqui para dominar, mas exatamente para conviver em paz entre si e com todas as criaturas.
Indo mais a fundo na tentativa de delinear as divergências entre as concepções e as práticas, vamos nos deparar com um jogo ao mesmo tempo sutil e complexo. Isto se evidencia particularmente no Brasil. A sutileza está em mostrar que agora estamos destruindo menos matas, que já temos um Código Florestal em vias de aprovação e que a ecologia sensibiliza todo mundo. A complexidade aparece no fato de, ao lado do azul de nossos céus e de nossos mares, exaltar-se a produção, particularmente de automóveis. Ainda que qualquer pessoa perceba que nossas ruas e rodovias já não comportam os automóveis que tentam por elas trafegar, estes são apresentados como uma espécie de solução mágica para garantir o crescimento. Ou seja: prega-se da maneira que se julga politicamente correta, mas age-se na contramão do bom-senso. E por isso, muitos visitantes se alegram com a possibilidade de contemplar as belezas da Cidade Maravilhosa, mas talvez nem todos sairão convencidos de que nela ocorreram decisões capazes de gerar novas práticas, resultantes de uma nova mentalidade: não a do consumismo, mas a de se contentar com aquilo que de fato é necessário para o bem-viver.
 

Publicações

Biotecnologia e bioética – Para onde vamos?
O início de um novo século e novo milênio, repleto de novas tecnologias e tendências, pode ser representado, se avaliada a questão dos avanços e das transformações de cunho científico, econô...
Teologia Moral: A busca dos fundamentos e princípios para uma vida feliz
A Teologia Moral é uma disciplina e um campo de conhecimento da Teologia que se dedica ao estudo e à pesquisa do comportamento humano em relação a princípios morais ...